Projectos

Reuniões para Familiares

Com a intenção de apoiar as famílias afectadas pelo problema das toxicodependências, de orientar, informar e oferecer palavras de esperança efectuamos reuniões semanais com os familiares que já nos conhecem com perspectivas de expandir o grupo.

Serviço de RESGATE, Unidade Móvel de Informação

A unidade móvel de informação e um serviço que se desloca de forma itinerante por todo o pais dirigindo-se directamente as zonas mais problemáticas das cidades, aos bairros marginais onde se comercializa, consome e mal vivem muitos toxicodependentes. Oferece-se uma ajuda imediata como distribuição de alimentos, informação e a possibilidade de ingressar de forma imediata numa comunidade terapêutica para iniciar um programa recuperação.

Telefone 24 horas

Nas cidades de Lisboa e Porto, possuímos um serviço de atendimento telefónico permanente para apoio e orientação a qualquer consulta sobre problemas de adições ou outros. Se a pessoa que telefona deseja receber ajuda, pode haver um encaminhamento imediato ou combinar uma visita a partir da qual se verificara as opções a tomar.

Campanhas em Espaços Públicos

Efectuam-se campanhas de prevenção e dissuasão, sobretudo no Verão, em bairros problemáticos e em varias cidades do Pais. Solicita-se sempre a autorização municipal correspondente. Através do teatro, das canções e dos testemunhos de jovens que mudaram a sua vida, pretende-se a sensibilização da população em geral de que há uma solução para o problema da toxicodependência.

Programas de Prevenção em Escolas

Em muitas ocasiões, escolas, colégios, etc. solicitam-nos que organizemos actividades de divulgação sobre o tema de prevenção e consequência do consumo de drogas. Desenvolvemos também actividades de prevenção dirigidas a população em geral, e as crianças e jovens, em particular, com campanhas de rua e em meio escolar, participação em colóquios e debates, respectivamente.

Os objectivos são prevenir o consumo de drogas falando abertamente sobre elas, conhecendo a opinião da população, avaliando o nível de consumo, sobretudo entre os jovens, informando dos seus efeitos psicológicos e sociais no indivíduo a curto e longo prazo. Assessorar pais e familiares para detectar precocemente o consumo de tóxicos e orientar sobre os diferentes recursos existentes na ajuda contra a toxicodependência.

Presença em Meios de Comunicação.

A Associação Reto à Esperança efectua um trabalho de divulgação permanente através de diversos programas de actividades e campanhas informativas dirigidas a pessoas de todas as idades e condição social. Para isso recorremos a distintos meios de comunicação: folhetos, “outdoors”; e projectamos outras participações, através da rádio.

Acompanhamento a Reclusos

Participação em actividades desportivas, campanhas de informação etc. em meio prisional. Visitas de apoio a reclusos sempre que solicitada. Disponibilização para cumprimento de penas alternativas, nomeadamente trabalhos em benefício da comunidade, cumprimento de pena efectiva de prisão acompanhamento de liberdades condicionais