Instituições Penitenciárias

A Associação Reto gestiona com Instituições Penais a possibilidade, em casos puntuais, para cumprimento de penas prestando serviço a comunidade conforme prevê o Código Penal. RETO pode receber determinados condenados que cometeram delitos devido a sua dependência de drogas ou outras substâncias, permitindo-se assim uma alternativa a uma pena privativa de liberdade. Deste modo oferece-se a possibilidade de poder receber ajuda individualizada.

Noutras ocasiões é o próprio Estabelecimento Prisional (através das Equipas do IRS) que encaminha determinados reclusos em fase de liberdade condicional para poderem efectuar a transição para o exterior e preparar uma futura reinserção social. Também e possivel o acolhimento e acompanhamento de individuos em saídas precárias. Tudo isto baseado num acordo de aceitação das condições entre as partes envolvidas no proceso, (Associação-E.P.-Recluso). De uma forma regular desenvolvem-se actividades de voluntariado nos Estabelecimentos Prisionais que podem consistir em ateliers variados, organização de actividades desportivas, etc...

"Nós nos sentíamos como condenados a morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nos mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos. 2a. Cor. 1:9"